19 de maio de 2010



Ao longo do ano a Biblioteca desenvolveu a sua actividade e é chegado o momento de reflectir sobre o que foi feito e os seus resultados.
Sendo uma estrutura escolar que se pretende central, transversal, a sua avaliação precisa da participação de vários intervenientes do processo de ensino-aprendizagem.
Assim, constituiram-se amostras representativas dos alunos, dos professores e dos encarregados de educação e solicitou-se a essas pessoas o favor de responderem a um questionário criado pela Rede de Bibliotecas Escolares.
O facto de os questionários terem sido concebidos e disponibilizados por um serviço central e a nível nacional apresenta a desvantagem de, eventualmente, não facilitar aos inquiridos o reconhecimento de actividades que foram concebidas localmente e designadas diferentemente daquilo que figura no formulário de perguntas, mas apresenta a clara vantagem da uniformização, que permite aferir e regular procedimentos de forma global.
Por razões de organização e economia, os questionários aos alunos e professores realizam-se on-line e apenas os destinados aos encarregados de educação foram enviados em papel, devendo ser devolvidos aos Directores de turma na reunião final de entrega da avaliação.
Estes questionários, não sendo naturalmente o único instrumento de avaliação utilizado, revestem-se de grande importância. A resposta aos mesmos dentro dos prazos estipulados deve ser encarada como uma participação responsável numa importante actividade da escola.
A equipa de coordenação da BE agradece a colaboração de todos!

Sem comentários: