5 de julho de 2010

Senhora dona, por favor...



Os assuntos da Língua, dos seus atropelos, suas modas e desvarios, são como as cerejas: tudo vai do começar! E depois, é terreno vasto, porque para além da morfologia, da sintaxe e da semântica, geralmente mais fustigadas, acrescem questões de pragmática que regem a comunicação, subtilezas como as do respeito e da delicadeza, de que veremos aqui exemplo.
Manda-me uma amiga, que muito se preocupa com estas coisas, esta belíssima crónica de Alice Vieira... E quem não se viu já na situação de se tornar na Sra. Maria ou no Sr. José...? Para mim, quando me telefonam e perguntam pela Sra. Maria Santos, nome com que não me identifico e com que só figuro em bilhetes de avião, soam logo sirenes de alerta: alguém que quer vender-me alguma coisa não soube como começar!
Aqui se publica, sobretudo para vocês, queridos e jovens alunos. Aprendam com quem sabe, que esses vão rareando, não duram sempre!

Sem comentários: