10 de dezembro de 2010

DIREITOS HUMANOS
A memória é importante!

Henrique VIII é um dos mais conhecidos e venerados reis ingleses, afamado principalmente pelo número de esposas que tomou: seis! Para a sua “boa” reputação entre nós muito terá contribuído uma série televisiva da BBC – Os Tudors – em que aparece representado por um belo actor, sempre suficientemente jovem e atraente para esconder a corpulência e a decrepitude que cedo se apossou do monarca e para manter em alta a simpatia dos espectadores, sobretudo do sexo feminino.
A verdade, lamentável, é que este rei foi um déspota que exerceu com grande perversidade um poder absoluto e completamente arbitrário sobre o seu povo e a corte que o rodeava. Entre as vítimas que pagaram com a vida as vontades inconsistentes do soberano, estão duas das suas mulheres, ministros, conselheiros, amigos…
Tendo visitado, recentemente, alguns dos locais relacionados com estes lamentáveis acontecimentos, quis evocar este exemplo no Dia dos Direitos Humanos. A porta da prisão da Torre de Londres, representada em baixo, foi atravessada por diversos inocentes num só sentido! Morreram por discordarem de quem os governava!
A não esquecer: o poder deve ser partilhado por muitos, controlado por ainda mais. Democracia sempre!

(Fotografia de Mª Manuel Carvalhais)

Sem comentários: