24 de novembro de 2011

Alunos da ESMM visitaram a BM de Vila Real

Conhecer a Biblioteca Municipal por dentro, as instalações que tem, como funciona, o que faz para preparar os livros para a consulta e empréstimo dos utilizadores (registo, catalogação e validação), o seu “fundo reservado”, constituído por livros antigos, alguns deles com 500 anos, pertencentes aos antigos conventos de S. Domingos e S. Francisco, as operações de conservação e restauro que desenvolve, os cuidados no controlo da temperatura e da humidade para criar condições de equilíbrio que constituam o ambiente certo para estes recursos, foram alguns dos objetivos cumpridos com a visita que ontem alguns alunos do 7º, 8º e 9º anos da nossa escola realizaram, respondendo afirmativamente a uma iniciativa da biblioteca escolar.

A ESMM muito agradece o bom acolhimento de todo o pessoal especializado da BM que se disponibilizou a partilhar o seu conhecimento e o seu tempo com os visitantes! Esperamos ter angariado novos e interessados utilizadores da BM de Vila Real!


1 - Início, no átrio, recebidos pela bibliotecária Dra. Isabel Machado. 2 - Sala de leitura do piso inferior.

3 e 4 - Fundo reservado: livros antigos já recuperados; outros aguardando intervenção de conservação e restauro.

5 - Demonstração de intervenção de higienização de um livro antigo, primeiro passo para a sua recuperação. 6 - Sala técnica: aqui entram os livros para serem preparados para ficarem acessíveis aos utilizadores, em acesso presencial ou remoto, via Internet, através de um catálogo em linha.

Sem comentários: