27 de fevereiro de 2009

Sê Plural como o Universo




Sabias que hoje, segundo o calendário Hinduísta, é dia de Ramakrishna Jayanti, celebração do nascimento de um dos maiores místicos e líderes religiosos da Índia? E que o Naw-Rúz – Dia de Ano Novo de 165, para os seguidores da Fé Bahá’í – se celebra a 21 de Março? Ou que o Ramadão – o mês santo dos seguidores do Islão – começa, este ano, a 22 de Agosto?

Pois é: o tempo não se mede da mesma maneira em todo o planeta e as efemérides, religiosas ou não, são também muito diversas. Sabê-lo, para além de nos enriquecer culturalmente, pode constituir um sinal de abertura e de respeito pela igualdade na diferença.

No seguimento desta ideia e tendo como mote o conselho de Fernando Pessoa, “sê Plural como o Universo”, o ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural – apoiou a edição do calendário inter-religioso «Celebração do Tempo» de 2009.







Este enquadra efemérides no âmbito dos direitos humanos e da cidadania e celebrações de diversas religiões – Budismo, Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo e Fé Bahá’í. Assinalam-se ainda com o logótipo do ACIDI algumas das datas mais relevantes para a persecução da sua Missão.

Para além das datas assinaladas, podes encontrar neste calendário sínteses sobre as religiões e ilustrações alusivas.



Consulta na Biblioteca!


Sem comentários: