14 de junho de 2009

MARCAdores


Um marcador! Um objecto tão pequeno mas com um tão forte poder evocativo: de um tempo, de um lugar, de uma pessoa, de uma viagem… E os marcadores estão, indissociavelmente, ligados aos livros; eles indicam a pausa feita na viagem, breve ou prolongada, permitindo o seu retomar no sítio exacto em que ela foi suspensa. Porque cada livro é uma viagem realizada, um tempo, um espaço (ou vários) percorrido, muitas pessoas encontradas. As dezenas de marcadores expostos na nossa escola potenciam esse significado do marcador, pelo que me parece que a associação marcadores/livros, neste contexto, adquiriu agora outro estatuto. Eles foram criados por alunos e reflectindo aquilo que mais os marcou numa viagem apenas iniciada, numa viagem que ficou a meio, ou numa viagem totalmente realizada. Sim, é espantoso se pensarmos que a cada marcador está associada a leitura (algumas folhas, muitas? A totalidade?) de um livro e se considerarmos que ,muitas vezes, a maior dificuldade está em conseguir abrir a porta… porque depois… é fácil passear pelo “reino maravilhoso”. E ainda que a viagem não tenha sido totalmente feita, que não se tivesse passado além dos preparativos, o gosto pela sua realização ficou, o que levará a que num qualquer outro dia a viagem seja encetada e, quiçá , concluída.

Há projectos assim; a gente nem pensa muito bem no seu significado , mas quando paramos para reflectir o que vemos é espantoso. Os alunos todos lêem agora mais e melhor? Certamente que ainda não; mas foi dado um grande passo para atingir esse objectivo. A preparação da viagem é já uma parte importante da mesma; o acto de estabelecer contacto físico com um livro, as interrogações que esse contacto suscita são convite à concretização, à leitura. E é disso que trata este projecto.

Estão sem dúvida de parabéns todos os colegas que nele se envolveram tão activamente, mas, perdoem-me o destaque, estão de parabéns os alunos que a ele tão serenamente aderiram.

Vila Real, Junho de 2009

A Presidente do Conselho Executivo

Sem comentários: