23 de setembro de 2009

O C. I. G. de Canelas, Arouca


Foi a mais estrondosa descoberta destas minhas últimas férias grandes... e até andei por outros países a ver coisas bonitas...

Mas este Centro de Interpretação Geológica, a concentração de fósseis que exibe, a sua antiguidade e interesse, deixaram-me boquiaberta! Como podia ainda desconhecer um património nacional - agora já mundial - tão anterior aos dinossauros?!

A história da descoberta é simples e feita de uma coincidência feliz: desde o séc. XIX que, numa certa pedreira de Arouca, as lâminas de xisto extraídas exibiam estranhas formas "impressas"...! Há uma vintena de anos, um proprietário esclarecido resolveu guardar essas pedras com baixos ou altos relevos de estranhas configurações desenhadas e mandar estudá-las.

O resultado foi o reconhecimento mundial e a abertura de um, para já, pequeno museu cheio de exemplares de grandes trilobites e outros fósseis contemporâneos, adversários ou amigáveis vizinhos.

Se puderes, não percas. Vale bem a pena!

E o nosso futuro Portugal, nesses longínquos tempos de há cerca de 520 milhões de anos - uma dimensão temporal sem dúvida difícil de alcançar para uma transitória e de curto prazo de validade mente humana - estava, ainda, coberto de água...

Sem comentários: