(Clicar na imagem)
Depois de A Turma, de que aqui falámos no ano lectivo passado, surge este O Dia da Saia, retoma do tema da indisciplina nas escolas francesas, com ainda maior dramatismo do que na proposta de Laurent Cantet.
A insistência e relevo que esta temática parece estar a encontrar na 7ª arte são um sintoma do crescente mal-estar que se faz sentir nos estabelecimentos de ensino em França, país que acrescenta à falta de educação generalizada de que sofre grande parte da juventude europeia, problemas de integração de imigrantes com diferentes raízes culturais e religiosas.
A nível europeu, só os ecos que chegam da Finlândia - que, não por acaso, é o país europeu com melhores níveis de literacias, melhores resultados escolares - impedem de afirmar que o fenómeno, com maior ou menor intensidade, é global.
A situação em França preocupa-me, porque nos vejo avançar no mesmo dramático sentido.
Vi o filme que achei muito bom. E - por que não dizer o politicamente incorrecto quando importa enfrentar a realidade? - fora a extremada situação que ali acaba por se viver, não estranhei aquele retrato!
Sem comentários:
Enviar um comentário