15 de julho de 2010

Os nossos melhores leitores adultos e outras coisas que quero dizer



Desta vez o post vai assinado por mim, professora bibliotecária desta escola, porque o quero pessoal e transmissível e assumidamente meu, com toda a carga de subjectividade dos julgamentos proferidos.

Quero falar da surpresa que foi, talvez apenas porque este ano estive mais atenta ao facto, verificar que, entre o público adulto da nossa comunidade escolar, os melhores frequentadores / leitores da biblioteca são os assistentes operacionais! São eles e não os senhores professores – será porque estes possuem melhores bibliotecas em casa, porque têm maior poder de compra e adquirem tudo o que querem ler? – que vêm e pedem sugestões de leitura e discutem autores e requisitam livros e os devolvem trocando impressões sobre a leitura e requisitando novos títulos. E é por isso que sei do grande gosto da D. Emília pelos romancistas portugueses, sobretudo pela prosa rica de Camilo, do gosto do Sr. Carlos pelos álbuns do Astérix, da incursão da D. Cândida pelo mundo fantástico de Isabel Allende, da boa surpresa que constituiu para a D. Paula o Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, da descoberta bem humorada do Menino Nicolau pela D. Margarida, etc, etc, sendo que nos etc incluo todos os casos que testemunhei e sei mas que a memória não registou com pormenor passível de menção.

Isto para não falar nas “minhas” duas funcionárias colaboradoras que devoram (por mim e com bastante agrado) os títulos de literatura juvenil, colocando-se nas melhores condições de aconselharem os nossos leitores mais novos.

Gostei! É com um grande sorriso de muito agrado que registo estes factos. E só espero, modestamente o digo, que possamos continuar a dar resposta a esta motivação que tanto me apraz assinalar!


E já agora, que falamos de assistentes operacionais, alguém já reparou no primor dos canteiros do nosso jardim?! Estes e outros pequenos / grandes arranjos têm estado na mão do Sr. José Paulo que, segundo parece, por estar aqui colocado temporariamente pelo IEFP, não permanecerá connosco no próximo ano! É uma pena. A equipa da biblioteca só tem a dizer bem do seu desempenho, tanto no que respeita a disponibilidade, como no que se refere a atenção, qualidade do trabalho e educação e, por isso, gostaria de poder continuar a contar com ele. Os “empregadores”, temporários ou não, deveriam ter uma palavra a dizer nestas situações , não vos parece?


Maria Manuel


Ilustração: quadro de Picasso, Lermos os dois


Sem comentários: